9 opções de equipamentos para posto de combustível que são indispensáveis para uma boa rotina!

Existe uma série de equipamentos para posto de combustível que são indispensáveis para as suas operações. Seja para atrair mais clientes, seja para atendê-los com mais comodidade, investir em melhorias é fundamental para o seu negócio.

Neste artigo, mostramos algumas opções de equipamentos e por que é tão importante ficar por dentro desse assunto. Quer saber um pouco mais sobre isso? Então, continue conosco e confira a seguir!

A importância de saber mais sobre os equipamentos do posto

Antes de tudo, podemos falar da importância de se manter por dentro do que todo posto de combustível deve conter e da de saber sobre a legislação que envolve esse tipo de produto nos estabelecimentos.

Além disso, também é fundamental ficar por dentro das atualizações do mercado e adotar o que há de melhor, focando em oferecer ainda mais comodidade e praticidade para os clientes — cada vez mais exigentes.

9 equipamentos para posto de combustível que não podem faltar

Há uma série de equipamentos para posto de combustível que ajudam a otimizar a rotina. Alguns deles são obrigatórios para as operações funcionarem adequadamente, enquanto outros podem ser encarados como investimentos.

Nesse segundo caso, estamos falando de oferecer serviços para deixar o trabalho ainda mais completo e atender os clientes com qualidade — aumentando as chances de eles ficarem mais satisfeitos e serem fidelizados.

Nos tópicos a seguir, mostramos uma lista com 9 equipamentos que vão fazer toda a diferença para o seu negócio, sendo eles mandatórios ou não. Veja quais são e como eles podem ajudar a melhorar a rotina!

1. Tanque de parede dupla

O tanque de parede dupla foi desenvolvido com o objetivo de oferecer mais segurança caso o combustível chegue a vazar. Como o nome sugere, trata-se de um tanque dentro do outro, ambos feitos com materiais reforçados.

2. Descarga selada

Esse equipamento tem como objetivo evitar que o combustível derrame no momento em que os caminhões forem descarregados no posto.

3. Válvula de retenção

A válvula de retenção é instalada junto ao filtro prensa ou à bomba de abastecimento. A ideia é fazer com que o combustível escoe para o tanque em caso de rompimento da tubulação. Essa é uma das maneiras de evitar a contaminação ambiental (tanto do solo quanto da água).

4. Sistema de monitoramento

Já o sistema de monitoramento é instalado nos tanques, na boca de visita. Ele também é utilizado a fim de conter qualquer tipo de vazamento que surja na tubulação.

5. Canaleta de contenção

As canaletas têm como objetivo evitar que o combustível vaze ou transborde durante o abastecimento dos veículos. Assim como nos casos anteriores, é um mecanismo que ajuda a evitar contaminação do solo ou da rede pluvial.

6. Calibrador

Por que não transformar o seu posto de combustível em um lugar que traz ainda mais conveniência para os clientes? Você pode pensar e implementar uma espécie de central de serviços, que oferece atividades distintas para cuidados com os carros.

Uma boa ideia é o investimento em um calibrador de pneus com moeda. Nesse caso, os motoristas podem utilizar o serviço, mantendo o cuidado adequado, ao mesmo tempo em que amplia o faturamento do seu negócio.

Vale lembrar da importância de optar por um produto devidamente certificado e aferido, visando garantir qualidade e segurança para os clientes.

7. Medição de tanque

O que acha de investir em um equipamento medidor de tanque? Ele faz o trabalho de forma totalmente automática e ajuda bastante o trabalho do gestor de controlar o volume de combustível no dia a dia, tudo por meio de sensores que são instalados na parte de dentro do tanque. Com ele, é possível otimizar diversas rotinas como:

  • acompanhar informações a respeito do volume de combustível disponível dentro do tanque;
  • verificar a altura em que o combustível se encontra, de maneira automática;
  • acompanhar e verificar a temperatura;
  • monitorar o volume das vendas realizadas em determinado período.

O equipamento de medição de tanque proporciona outros benefícios para o gestor, uma vez que proporciona uma segurança maior para os colaboradores, inibe o roubo de combustível, permite identificar vazamentos e ainda torna a logística mais otimizada — uma vez que permite acionar os fornecedores com mais eficácia.

8. Aspirador

Essa é mais uma opção de oferecer comodidade para os clientes. Um aspirador com moedas se enquadra no chamado “serviço self-service”, assim como o calibrador com moedas.

Nesse caso, o próprio cliente é responsável por realizar a aspiração na parte interna do carro, de forma rápida e por um excelente custo-benefício. Além de proporcionar mais autonomia para os motoristas, essa é uma forma de deixar os colaboradores liberados para realizar outras tarefas mais relevantes.

9. Concentrador de bombas

Também não podemos deixar de citar o concentrador de bombas. Por meio dele, é possível coletar informações nesses equipamentos e integrá-las a um sistema de gestão específico para postos de gasolina.

Nesse caso, estamos falando de deixar o negócio ainda mais automatizado, o que faz toda diferença no dia a dia. Aqui, a ideia é otimizar a comunicação no que diz respeito aos recursos utilizados, já que as bombas ficam interligadas e compartilham as informações.

Isso ajuda a garantir que a rotina se torne mais confiável, além de facilitar o controle das vendas — tanto por parte dos frentistas quanto por parte dos clientes que têm contrato fechado com o posto, como é o caso de empresas com frota própria.

Esses são apenas alguns dos equipamentos para posto de gasolina que podem fazer toda diferença na rotina do seu negócio. Manter-se atualizado a respeito das novidades do mercado e da legislação vigente é fundamental para garantir o bom andamento das atividades, além de aumentar as chances de ter resultados melhores — sem contar na possibilidade de atrair e fidelizar mais clientes.

 

Selos
  • Site Seguro

TERRA BRASIL COMERCIO LTDA - CNPJ: 21.268.207/0001-11 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail